Notcias

Campeonato Paranaense de Canoagem Maratona e Copa Brasil de Oceânica

26/07/2024

Fotos diversas: James Humberto Rothhaar - Johnatha Vaz Zeferino

Com a participação de 129 atletas do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, aconteceu no final de semana de 20 e 21 de julho no Rio Itiberê, na histórica Cidade de Paranaguá o Campeonato Paranaense de Canoagem Maratona e a 2ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Oceânica, organizados pela Federação Paranaense de Canoagem e Confederação Brasileira de Canoagem.

As provas aconteceram dentro da programação oficial dos Jogos de Aventura e Natureza promovidos pelo Governo do Estado do Paraná o qual disponibilizou arquibancadas cobertas, tendas para os atletas e para a organização, lanchas, jet ski, ambulância, alimentação para os atletas, sonorização, visual impecável, hospedagem e alimentação para os árbitros. Tudo no padrão de qualidade dos Jogos de Aventura e Natureza que vem transformando o Estado dentro do cenário desportivo e turístico nacional.

 

Esporte Social

Gabriel Pereira da Rocha, 10 anos, morador da Rua das Ortências, no Jardim Oriente, em Foz do Iguaçu, relata através de vídeo que foi a primeira vez que viu a praia e que gostou muito da experiência:

"Gostaria de agradecer a Itaipu Binacional e o IMEL por ter me trazido para essa competição em Paranaguá. É a primeira vez que vi e entrei em uma praia que nos levaram aqui perto. Mesmo com um pouco de frio estou gostando muito daqui".

O Professor de Educação Física, Willian de Souza Oliveira, responsável pela equipe de Foz estava também animado e empolgado com a participação dos atletas do Projeto Meninos do Lago:

"Muito embora a Canoagem Maratona não seja a modalidade que praticamos em Foz do Iguaçu, as condições oferecidas de alojamento e alimentação pelo Governo do Estado do Paraná, nos permite trazer pessoas visando as manifestações de esporte social, esporte competitivo e aporendizagem esportiva. Quando mostramos ao Gabrielzinho o mar, a praia, as ondas ele se encantou com algo que pode ser sem importância para muitos, porém que vai marcar a vida desse jovem atleta. Para estar aqui, ele teve que se valorizar, estudar e se educar. Este é o papel do esporte na construção de uma sociedade mais justa e pacífica".

Para o Supervisor de Canoagem Maratona da Confederação Brasileira de Canoagem Dennis Leite Simão o local é excelente para a implantação da disciplina da canoagem através das escolinhas:

“O local é muito bom para se ter uma escolinha de Canoagem Oceânica em virtude das águas calmas do Rio Itiberê e das possibilidades de algo mais próximo do que se busca neste esporte ao adentrar no mar, nas proximidades da linda Ilha do Mel. Tomara que consigamos fazer outra etapa dessa no ano que vem e que tenham mais atletas do Paraná participando”.

O Presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues, esclareceu que o evento está dentro das diretrizes dos próprios Jogos de Aventura e Natureza do Governo do Estado do Paraná:

“Além de estimular diversas disciplinas olímpicas e não-olímpicas, o Governo do Paraná trabalha com o objetivo de divulgar as belezas naturais nas mais diferentes regiões do Estado. Cada região escolhida para sediar os Jogos de Aventura e Natureza, com absoluta certeza, se os municípios souberem explorar esse auxílio, ganha em mídia e na exploração turística futura. Aqui mesmo nesse evento, vários canoístas de Santos, Ilhabela vieram me falar que voltarão no verão para remar nesse paraíso para a canoagem que é Paranaguá”.

No Campeonato Paranaense de Canoagem Maratona o grande destaque foi a equipe de Siqueira Campos, patrocinada pelo Município através de um grande trabalho social local. Esta equipe ficou em primeiro lugar, seguida de Curitiba e Foz do Iguaçu. A maratona paranaense foi realizada no Rio Itiberê em um retângulo demarcado por boias de 800 metros, onde cada categoria teve um número exato de portagens a cumprir em frente às arquibancadas cobertas, transformando o esporte em algo mais atrativo para o público, mídia e também para os próprios atletas.

Na 2ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Oceânica o percurso foi de 16 km, saindo no mesmo local da Maratona Paranaense e adentrando o Canal dos navios do Porto de Paranaguá, com retorno ao local da largada. O atleta mais rápido a fazer todo o percurso foi Ariel Alves de Souza, de Ilhabela, SP, com 1h24m30seg, seguido por Fernando de Lima Barbosa, de Caraguatatuba, SP, com 1h24m48seg e o atleta local Johnatha Vaz Zeferino, de Paranaguá, com 1h25m30seg.

Além de um grande atleta, Johnatha foi fundamental para a organização do evento, pois foi ele quem desenhou o layout das provas e conseguiu toda a logística necessária para o sucesso encontrado. Proprietário da Empresa Paraná Hoe, vive a vida locando canoas e embarcações para turistas que invariavelmente se encantam com o litoral paranaense:

“Fico até emocionado em estar recebendo na minha casa meus companheiros de provas. É uma satisfação muito grande poder mostrar para eles que aqui no Paraná também tem um paraíso quase que intocável que é esse litoral lindíssimo que eles ainda vão conhecer um dia através de passeios comigo. Não deu tempo para eles vivenciarem os locais mais afastados e protegidos, porém muitos já falaram que vão voltar no verão e passar uma temporada por aqui conhecendo nossa fauna e flora”.

 

RESULTADOS OFICIAIS MARATONA-1

RESULTADOS OFICIAIS OCEÂNICA-2

Admin | Projeto Meninos do Lago