O Programa Horta Solidária é uma parceria entre o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a 4ª Vara Federal, criada em março de 2017, na Cidade de Foz do Iguaçu. O objetivo do programa é tornar os serviços comunitários mais eficazes e proveitosos, através do trabalho de detentos encaminhados pela Justiça Federal. Os detentos produzem hortifrútis que são destinados a instituições como a Apae, Casa de Apoio, Centro de Nutrição Infantil, Guarda Mirim, Lar dos Velhinhos e vários centros municipais de educação infantil.
No dia 25 de julho atletas do Instituto Meninos do Lago estiveram presentes visitando as excelentes instalações desse projeto e ficaram fascinadas com a limpeza e capricho dos detentos. Para Magda Couras, coordenadora, o projeto demonstra que para muitas pessoas o importante é realmente ter oportunidade:
"A gente vê a todo momento uma repulsa enorme para aqueles que cometerem algum tipo de crime imaginando não haver nenhum tipo de solução. Claro que ninguém aqui é favorável a qualquer conduta criminosa, entretanto boa parte de algumas modalidades de crimes acontecem exatamente por falta de oportunidades na sociedade. Alguns cometem pequenos furtos para não deixar seus familiares morrerem de fome. Neste projeto, pessoas condenadas, com o apoio e organização da própria Polícia Militar colaboram na produção de hortaliças para várias instituições de Foz do Iguaçu. Ou seja, tendo condições dignas de trabalhar, boa parte dos encarcerados poderiam estar produzindo e melhorando o próprio Brasil".