Notcias

Na primeira divisão o IMEL também foi campeão

27/11/2024

Fotos:ASCOM CBCa

 

De 23 a 24 de novembro  na pequena, porém, aconchegante Cidade de Tomazina, localizada no Norte Pioneiro do Estado do Paraná aconteceram as provas da 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom que também foi validado como Campeonato Paranaense.

 

Todos os principais atletas brasileiros estavam presentes, à exceção de Ana Sátila, que está se recuperando de lesão. Para o Instituto Meninos do Lago manter a soberania como a melhor equipe do Brasil, que já dura desde o ano de 2009, dessa vez não foi fácil, pois vários bons atletas mudaram de agremiações como é o caso da própria Ana Sátila, sua irmã Omira, Fábio e Guilherme Schena, Leonardo, Felipe Borges e outros que sempre conquistaram medalhas para o Clube.

 

A disputa foi realmente muito acirrada com a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos – APEN e, se pretender continuar sendo campeão, o Instituto Meninos do Lago terá que investir muito no aprendizado técnico dos jovens atletas que estão surgindo já para as próximas competições.

 

Na somatória dos pontos o IMEL acabou ficando com 975 pontos, sendo que Piraju conquistou a mesma pontuação. No critério de desempate, o clube iguaçuense venceu por ter mais medalhas de prata. Em terceiro lugar ficou a Associação Tomazinense de Canoagem, seguido da ASTECA (RS), BOTAFOGO (RJ), SEMEANDO (PR), ASCAPI (SP), ACARIOMAR (AM), ACRIONE (AM), GUARAREMA (SP) e CCMA (AM).

 

O grande destaque do IMEL foi Milena Sofia, de 16 anos, que acabou vencendo as categorias K1 e C1 júnior na Canoagem Slalom, além de levar o ouro também na modalidade Slalom Cross. Como as medalhas de ouro dobram em virtude do Campeonato Paranaense, sozinha ela conquistou 300 pontos para o Brasileiro e outros 300 pontos para o Paranaense, colaborando muito para a vitória do Clube de Foz do Iguaçu.

 

 

“Milena sempre foi muito determinada, sempre demonstrou bastante empenho nos treinos e agora está solidificando aquilo que aprendeu e isso despertará o interesse da Confederação Brasileira de Canoagem em pouco tempo. É a mais talentosa entre os 5 irmãos da Família Sofia que participam no Projeto Meninos do Lago e não tenho dúvidas que ela será uma grande atleta do Time Brasil já neste quadriênio olímpico que se inicia” – disse Argos Gonçalves Dias Rodrigues, presidente da Federação Paranaense de Canoagem e um dos organizadores do evento.

 

 

Na Categoria Canoagem Slalom foram disputadas 12 medalhas de ouro e ao contrário do que aconteceu na divisão dos iniciantes, aqui o IMEL não obteve a maioria das medalhas. Ganhou em “apenas” 5 categorias:

 

·         OLINDA DO CARMO MALDONADO GONCALVES – C1FME

·         MILENA SOFIA – C1FJR

·         EMANUELY MAIARA RODRIGUES BIRKHEUER – K1FME

·         MILENA SOFIA – K1FJR

·         GERSON TERRES DE OLIVEIRA JUNIOR – K1MME

 

No ranking nacional ouro vale 100 pontos, prata 50 pontos e bronze 25 pontos.

 

Os resultados da primeira divisão expõem com precisão um grande problema do Projeto Social Meninos do Lago que é simplesmente fantástico para a iniciação, sem igual no mundo. Dificilmente o Brasil terá outra equipe para bater a pontuação do IMEL na segunda divisão, pois a quantidade de atletas iguaçuenses é assombrosa com mais de 1.000 (mil) crianças tendo contato e praticando o esporte nas piscinas das escolas públicas do Município. A todo momento um novo talento é detectado.

 

O grande problema está na segunda fase. O IMEL, ITAIPU e Município investem tempo e muito dinheiro para a iniciação do esporte. Quando o atleta está transferindo para a fase júnior ao completar seus 15 anos, não existem estímulos ou as condições necessárias para que estes atletas almejem suas respectivas profissionalizações esportivas. É um verdadeiro desperdício para o Time Brasil, pois nunca haverá em outro local nesse País celeiro tão pródigo quanto Foz do Iguaçu devido à infraestrutura já existente no local.

 

 

Enquanto não houver uma Equipe Permanente no local, onde os melhores atletas iguaçuenses sejam acolhidos e tratados como grandes canoístas que são, muitos campeões olímpicos e mundiais vão continuar se perdendo em Foz do Iguaçu. Oxalá a nova administração Municipal ou a própria Confederação Brasileira de Canoagem enxerguem esses fatores que estão claramente expostos em números e invistam na formação local em parceria com a Itaipu Binacional.

 

Confira aqui os resultados oficiais

Admin | Projeto Meninos do Lago