Notcias

1o Intercentros de Caiaque-Polo

30/11/2024

Sábado, dia 30 de novembro, aconteceu no Centro de Convivência Francisco Bubas, no bairro Jardim das Flores, o 1º Intercentros de Caiaque-Polo com a participação dos atletas do Projeto Meninos do Lago dos vários centros de convivência onde o Instituto Meninos do Lago assiste com a prática da canoagem na Cidade de Foz do Iguaçu.

 

Ao todo participaram 60 (sessenta) atletas entre 08 a 12 anos dos seguintes Centros Escola Bairro iguaçuenses: CEB (Centro Escola Bairro) Arnaldo Isidoro de Lima - Vila C; CEB Clóvis Cunha Viana - Lagoa Dourada; CEB Leonel de Moura Brizola - Três Lagoas; CEB Darci Pedro Zanatta – Morumbi; CEB Érico Veríssimo - Jardim São Paulo; CEB Francisco Bubas - Porto Meira. Os atletas mais velhos que treinam no Canal Itaipu, apenas auxiliaram na organização.

 

Para a coordenadora do Projeto Magda Couras, o primeiro evento foi um sucesso e que deverá continuara pelos próximos anos, aumentando a quantidade de participantes, pois além da confraternização que é importante, faz parte das obrigações contratuais com a Itaipu Binacional:

 

“Hoje estamos oferecendo canoagem a mais de 1.500 crianças de escolas públicas na Cidade de Foz do Iguaçu. Isso somente é possível graças à parceria com a Itaipu Binacional e o Município de Foz do Iguaçu, que nos cede essas estruturas educacionais excepcionais para a introdução de um esporte que a imensa maioria desse público-alvo não teria sequer condições de um dia experimentar essa atividade. Claro que nem todos pretendem ser atletas de canoagem, mas aqueles que se apaixonarem pelo esporte temos como oferecer a prática de forma mais assídua no Canal Itaipu, onde estão nossos melhores atletas. Aqui, o importante é a confraternização entre os núcleos”.

 

 

Willian de Souza, professor de educação física e um dos organizadores, destaca:

 

“Ninguém no Brasil ou até mesmo no mundo terá as condições de desenvolvimento desse esporte como em Foz do Iguaçu. A estrutura montada na rede pública de ensino de Foz com os centros de convivência e equipamentos disponíveis é simplesmente sensacional, de forma que essas crianças têm à disposição apoio de primeira qualidade e, com isso, a cada momento surge um novo talento. Claro que a logística para trazer todas as crianças que praticam a canoagem para um só local participar de um evento é praticamente inviável, de forma que tivemos que limitar a apenas dois times por núcleo e assim fornecer alimentação e transporte para todos”.

 

O grande destaque do evento foram os núcleos do CEB Leonel de Moura Brizola - Três Lagoas que acabou vencendo nas categorias masculino e feminino para alegria de seu treinador, o Professor Bruno Ledesma:

 

“Estou muito feliz com os resultados das minhas equipes do Leonel Brizola. Claro que neste centro o atendimento vai um pouco mais além dos 12 anos, de forma que as minhas crianças já são um pouco mais forte e crescidas do que dos demais locais onde a canoagem é oferecida, porém tanto a equipe masculina como a feminina remaram muito bem e saio daqui orgulhoso com o trabalho apresentado. Ano que vem vamos voltar ainda mais fortes”.

 

Durante o dia as crianças foram agraciadas com uma macarronada preparada com muito carinho pelas Remadoras Rosas que também pertencem ao Projeto Meninos do Lago. Além da macarronada foram oferecidas frutas e gelinho para a garotada que saíram todos muito satisfeitos:

 

“Não é fácil cozinhar para tanta gente assim. Se não fosse a participação e dedicação das Remadoras Rosas, dificilmente encontraríamos uma solução para alimentar todas as crianças e organizadores do evento. Gostaria aqui de agradecer a direção do Centro Francisco Bubas, que é nosso parceiro há bastante tempo, praticamente desde o início do Projeto, por ter cedido a cozinha que é impecável e as demais estruturas necessárias à prática esportiva. Esse local é realmente muito bom”. – Disse Magda Couras, coordenadora do Projeto.  

 

 

Para o incansável treinador Angel Sanches, devidamente publicado em suas redes sociais, as Remadoras Rosas deram um show na cozinha, oferecendo refeição de primeira qualidade para as crianças:

 

“Toda vez que o cheiro dessa comida chega próximo à piscina, todo mundo quer saber se já está na hora da refeição. Eu mesmo já vim aqui umas três vezes para tentar experimentar, mas elas não deixaram sequer entrar na cozinha. No fim realmente a macarronada ficou muito boa e a garotada saiu satisfeita”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago