Notícias

Remadoras Rosas de Foz comemoram nova parceria

19/08/2024

Mais um dia para se comemorar

 

 

No dia 19 de agosto de 2024, Diretores do Hospital Costa Cavalcanti convidaram o Instituto Meninos do Lago para participar de uma reunião no setor de oncologia, dando início à tão sonhada parceria entre as instituições. Convencidos, graças aos bons resultados demonstrados em Foz do Iguaçu, que a prática do Dragon Boat, da forma estudada e divulgada pelo médico canadense Dr. Donald Mckenzie, realmente trás resultados significativos para a melhora da saúde, principalmente a mental, das participantes vítimas do câncer de mama, o Hospital preparou uma tabela agendando os dias de visitas e apresentações para as pacientes dando início a uma parceria que se espera bastante duradoura e feliz.

 

O movimento das Remadoras Rosas teve origem, na verdade, no fim do século passado, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure como símbolo do esforço contra a enfermidade e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, EUA, em 1990. Ao longo da década, entidades de outras cidades do país passaram a celebrar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, época em que surgiu a expressão Outubro Rosa, em referência à cor do laço.

 

Hoje a ideia já está disseminada pelo mundo todo, seja com ações diretas como eventos e desfiles de moda, ou com a iluminação da cor rosa de grandes construções, iniciativa repetida nos quatro cantos do planeta. As atividades têm como objetivo principal a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, o que aumenta muito as chances de cura.

 

Dentro desse contexto, no ano de 1996 o Dr. Don Mackenzie, médico do Departamento de Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício da University of British Columbia, em Vancouver, no Canadá, formou uma pequena equipe de remadoras com ex-pacientes, vítimas de câncer de mama. Os trabalhos desenvolvidos naquele Departamento de Medicina Esportiva estabeleceu as bases científicas para comprovar que exercícios vigorosos para o corpo em mulheres que se trataram de câncer de mama diminuiria o desenvolvimento da principal complicação, o linfedema, uma debilitação crônica consequente do tratamento que altera o movimento dos braços. E foi assim que nasceu o projeto remadoras rosas usufruindo canoagem coletiva com o Dragon Boat hoje praticado em vários países em todos os continentes.

 

Admin | Projeto Meninos do Lago