Fotos: ASCOM CBCa
Aconteceu entre os dias 21 a 24 de novembro o Campeonato Brasileiro e Campeonato Paranaense de Canoagem Slalom da 1ª e 2ª Divisão, na Cidade de Tomazina, localizada no Norte Pioneiro do Estado do Paraná. Ao todo participaram 172 atletas representando os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro e Paraná.
Na quinta-feira, dia 21/11, as provas foram de Canoagem Slalom para os iniciantes (2ª Divisão). A associação iguaçuense começou mostrando que novamente estava muito forte, não só quantitativamente, pois conseguiu levar dois ônibus lotados de jovens atletas, graças ao apoio da Itaipu Binacional e da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, mas, principalmente, na questão qualitativa pois conquistaram a maioria das medalhas de ouro. O grande destaque foi Gerson de Oliveira Terres, de apenas 14 anos, que acabou fazendo o melhor tempo geral da prova com 72,55 segundos.
Natural da Vila C, Gerson destaca-se tanto na canoa como no caiaque desde os 9 anos de idade, quando entrou no Projeto Meninos do Lago. Fã de seu irmão Willian que já frequentou a seleção brasileira em alguns eventos internacionais, sempre quis puxar os passos não só no esporte como na vida. Ambos sempre se destacaram na escola e no esporte. Filhos de professora, o respeito e a educação pelos treinadores e colegas são valores constantes nessa família.
Passando pelo processo natural de maturação e com o apoio e acompanhamento do treinador e educador físico Willian Fernandes, o atleta está se desenvolvendo técnica e fisicamente já começando a mostrar todo o seu potencial. Venceu atletas juniores e seniores, mesmo sendo ainda da categoria Menor (13 e 14 anos).
Segundo Willian Fernandes, seu treinador, em pouco tempo esse atleta estará representando o Brasil em competições internacionais.
“O Gerson destaca-se já na vontade de treinar. Dificilmente falta um dia de treino. Apenas quando realmente está doente ou tem que estudar para alguma prova. Ele é muito talentoso tanto na C1 quanto no K1 e, sem medo de errar, em pouco tempo estará no Time Brasil, o que será muito bom, pois esse atleta sabe do verdadeiro papel social de um campeão. Sem dúvida será um grande exemplo para as novas gerações do Projeto”.
Neste evento Gerson ganhou duas medalhas de ouro no brasileiro e outras duas de ouro no paranaense remando nas embarcações K1 (caiaque) e C1 (canoa). No feminino, outro nome que começa a se destacar, agora também nas corredeiras é a jovem Emanuely Maiara Rodrigues Birkheuer, de apenas 13 anos, natural do bairro Porto Belo.
Manu, como é conhecida, também levou 4 medalhas de ouro na Canoagem Slalom remando as embarcações K1 e C1 no Campeonato Brasileiro e no Paranaense. Ainda muito nova e sem a “experiência” do Gerson em corredeiras ela superou seu medo, inclusive encarando as fortes corredeiras na primeira divisão. Sem dúvida é outra atleta diferenciada no Projeto Meninos do Lago.
“Desde que começou conosco há pouco mais de dois anos, essa menina coleciona várias medalhas de ouro, pois é uma atleta acima da média em estatura e força das demais colegas de sua categoria. Nas provas dos iniciantes ela sobrou nas provas, deixou as adversárias longe. Na primeira divisão, imaginei que ela não teria coragem de descer o canal, mas acabou se superando e vencendo lá também” – relatou Laura Monteiro, educadora física e treinadora.
Gabriel Banhara, da Vila C, na categoria sub 10 é outro que fez grande sucesso com 4 medalhas de ouro demonstrando que substituto para o Gerson não faltará. Emilly Shara dos Santos, do Porto Belo, foi a quarta atleta que levou 4 ouros nessa competição o que demonstra a força do Instituto Meninos do Lago.
No Campeonato Brasileiro foram disputas 18 medalhas de ouro, sendo que o IMEL levou para Foz 10 dessas medalhas. Ou seja, na Canoagem Slalom de Iniciantes não tem para ninguém. Foz continua sendo imbatível. Os Rankings por associação na canoagem brasileira iniciaram no ano de 2009. De lá para cá o IMEL perdeu em apenas uma única oportunidade, venceu todos os demais anos, demonstrando de forma incontestável que a estrutura montada pela Itaipu Binacional e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu há muitos anos forma a base dessa disciplina olímpica no Brasil.
No dia 22, sexta-feira, os iniciantes deram um show na Canoagem Slalom Cross. Nova modalidade olímpica onde os atletas largam de uma rampa em grupos de 4 atletas ao mesmo tempo em verdadeiras disputas acirradas nas portas de cores verdes e vermelhas. A prefeitura de Tomazina montou uma estrutura muito interessante para as competições, inserindo a rampa de largada de tamanho apropriado para a idade dos atletas. Além disso, a Confederação Brasileira de Canoagem ofereceu barcos iguais e apropriados para as participações dos atletas. Isso tudo proporcionou grandes imagens e diversões aos atletas.
Foi uma prova incrível e novamente os mesmos atletas que se destacaram na primeira prova, também foram destaques no Cross. Gerson, Manu, Banhara e Emilly com duas de ouro cada. Além destes destaques, a Brenda Yasmim, na categoria Sub 10, também levou suas duas medalhas de ouro para a casa.
Encerrando o Campeonato Brasileiro de Iniciantes, os resultados finais por equipe foram os seguintes:
IMEL – Foz do Iguaçu – Paraná = 2.200 PONTOS
ATOCA – Tomazina – Paraná = 875 pontos
SEMEANDO – Tibagi – Paraná = 325 pontos
APEN – Piraju – São Paulo = 325 pontos
ASTECA – Três Coroas – Rios Grande do Sul = 325 pontos
ASCAPI – Piracicaba – São Paulo = 225 pontos
ACARIOMAR – Manaus – Amazonia = 100 pontos
ACRIONE – Manaus – Amazonia = 50 pontos
MUNICÍPIO GUARAREMA – Guararema – São Paulo = 25 pontos
CCMA – Manaus – Amazonia = 0 ponto