Projetos -> Projeto Meninos do Lago -> Visão - Principais Valores - Missão - Olimpismo e Paralimpismo

 
 
  • Visão – O Projeto Meninos do Lago se dedica à divulgação da cultura da canoagem como forma de lazer, oferecendo também a prática do olimpismo e paralimpismo para preparar jovens atletas de escolas públicas, cadeirantes, amputados e mulheres com câncer de mama residentes em Foz do Iguaçu para representarem com excelência o Brasil nas modalidades de Canoagem Slalom, Caiaque Polo, Dragon Boat e Paracanoagem em eventos nacionais e internacionais, além de contribuir socialmente com atividades e campanhas contra o câncer de mama e na realização de eventos desportivos, gerando imagens e matérias que projetam positivamente as belezas naturais de Foz do Iguaçu.

 

  • Principais Valores

 

Virtudes Educacionais – Através da prática desportiva o projeto visa promover a socialização, a rotina, o cumprimento de regras, o respeito, a persistência, o saber competir, o aguardar a sua vez, o romper limites, o saber ganhar, o saber perder e muitos outros quesitos. É uma fonte inesgotável de conceitos éticos e morais, importantes para a formação do indivíduo. Todavia o esporte sozinho não consegue formar integralmente o indivíduo, daí a necessidade da parceria com a educação.  A educação desenvolverá as competências cognitivas, sociais, pessoais e produtivas de cada aluno. Para a modalidade de Canoagem Slalom é fundamental que o atleta se dedique um bom tempo do seu dia ao aprimoramento da "concentração", "memorização", "responsabilidade" e "capacidade de discernimento". Tudo isso se consegue nas salas de aulas. Valorizar ao máximo a educação, não permitindo ao atleta e funcionários que deixem de estudar é o principal valor inserido no projeto. Além da educação básica, todos os projetos deverão promover o respeito aos professores nas salas de aulas, aos técnicos, às instituições, aos demais colegas e, principalmente, respeito aos pais. A educação promoverá o autocontrole e o respeito também pelas regras da canoagem.

Responsabilidade Ambiental – Todos os projetos deverão promover o respeito e zelo pelo meio ambiente.

Ações Protecionistas – O Projeto deve investir na segurança, para proteção do bem estar físico e mental preservando, ao máximo, a saúde de todos os participantes. Evitar ao máximo praticar a canoagem em água poluídas ou em ambientes não preservados. Não permitir substâncias tóxicas ou químicas, sem acompanhamento de médicos e nutricionistas.

Princípio da Igualdade – Participação para todos, independentemente de classe social, raça, cor ou crença.

Princípio da Solidariedade – Promover o respeito e a não discriminação nas ações cotidianas.

Auto descoberta e Auto afirmação – Praticar a canoagem, seja na forma de lazer ou diante das regras competitivas, o atleta IMEL deverá assumir responsabilidades e desenvolver autonomia para alcançar o nível de excelência que lhe proporcione prazer e segurança nas atividades. Para o atleta e familiares tem que ficar claro que o Projeto é uma importante ferramenta de lazer, auxílio educacional e desportivo onde os valores do esporte serão propalados incansavelmente como filosofia de vida, sem nenhuma promessa de auxílio financeiro ou algo do gênero. Se o atleta pretender buscar algo a mais no esporte, além de seu talento natural, terá que se autoafirmar como um dos principais atletas do ranking nacional através de ações meritocráticas, como o comprometimento, dedicação aos treinos, hábitos alimentares saudáveis etc..Para estes atletas, disciplina será sempre a ponte que deverá unir seus sonhos às realizações.

Promoção do Espírito Competitivo e do olimpismo - Promover o amor pelo desafio físico e mental, a precisão e a perseverança. Estes valores devem ser levados pelos atletas em toda a sua vida. Os projetos deverão ensinar que muito mais importante do que uma vitória será sempre a vontade de treinar e aprender os fundamentos que formarão os alicerces dos pódios. Os membros participantes deverão valorizar muito mais uma derrota onde claramente o atleta conseguiu alcançar o seu 100%, do que uma vitória onde nitidamente não houve nenhum esforço e dedicação para se conseguir o êxito ou então que tenha conseguido através de artifícios ardis.


  • Missão - Oferecer lazer através da canoagem, preparando desportiva, ambiental, social e intelectualmente atletas de escolas públicas, cadeirantes, amputados, mulheres vítimas de câncer de mama, árbitros e voluntários, que assim o desejarem, para representação iguaçuense nos principais eventos nacionais e internacionais, especialmente nos Jogos Sul-americanos, Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos e Paralímpicos no quadriênio 2024/2028, buscando sempre atingir o nível de excelência. Além disso, deverá manter-se nas primeiras colocações nos rankings nacionais da primeira e segunda divisão. Atletas e voluntários do Projeto Meninos do Lago devem inspirar a sociedade, em especial os jovens, a adotar os ideais olímpicos, paralímpicos  aspirando sempre a excelência no esporte e em suas vidas.

 

  • Olimpismo é a filosofia de vida que defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática esportiva. Seu objetivo é colocar o esporte a serviço do homem, a partir da criação de um estilo de vida baseado na alegria do esforço físico e no respeito entre os cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo e fortalecendo a compreensão e a união entre os povos.  Seus  ideais são: 1)- a participação em massa;  2)- a educação por intermédio do esporte; 3)- a promoção do espírito coletivo, do intercâmbio cultural e da compreensão internacional; 4)- a busca pela excelência. Ao respeitar regras e adversários, e ao fazer da disputa esportiva uma oportunidade para o engrandecimento do espírito, estará praticando o Olimpismo.

 

  • Paralimpismo. O Comitê Paralímpico Internacional destaca os quatro valores presentes no esporte. São eles: coragem, determinação, inspiração e igualdade.


Admin | Projeto Meninos do Lago