Projetos -> Atletas Seniores -> Visão, Missão, Principais Valores e Olimpismo

 

Toda e qualquer ação do INSTITUTO MENINOS DO LAGO, seguirão sempre os mesmos fundamentos institucionais:

 

  • Visão – O Projeto Meninos do Lago se dedica à divulgação da cultura do olimpismo e à preparação de atletas e árbitros residentes na Região da Costa Oeste do Paraná, para representarem o Brasil nas modalidades de Canoagem Slalom e Canoagem Velocidade, nos principais eventos internacionais.
  • Principais Valores: 
  • Ø  Educação. Serão pregadas virtudes educacionais dentro do Projeto. Além de todas as benesses da educação no sentido mais amplo, a prática estudantil será utilizada como instrumento de treino, perfeito para auxílio da memorização, concentração, capacidade de raciocínio rápido e disciplina com horários que fazem parte de uma gama de fatores fundamentais para a Canoagem. O atleta menor de idade que não estiver comprometido com a educação estudantil estará sendo negligente com os treinamentos da própria modalidade e não será aceito nas atividades. O autocontrole e controle dos demais, o fair play e o respeito pelas regras, respeito aos pais, aos professores, aos treinadores, aos colegas, às instituições envolvidas, aos patrocinadores e etc estão dentro deste contexto. A filosofia buscada será sempre de que: “não adianta ter campeões mundiais se estes campeões não estiverem educados para servirem de exemplos para as novas gerações da sociedade brasileira”. 
  • Ø  Responsabilidade ambiental. A Itaipu Binacional, com absoluta certeza, é uma das empresas brasileiras que mais investe em atividades ambientais tendo recebido, inclusive, vários prêmios de grandeza internacional. A Canoagem Brasileira terá que ser um instrumento de auxílio no respeito e zelo pelo meio ambiente. Portanto, o atleta de canoagem deverá ser preparado para ser um soldado armado com o seu remo e sua voz na defesa ao meio ambiente. 
  • Ø  Proteção. O que mais importa é a prática segura da Canoagem Slalom. Todo atleta terá como meta principal fazer as atividades apenas onde tenha ciência tratar-se de local seguro, sem riscos descomedidos à sua saúde ou de seu colega, preservando sempre o bem estar físico e mental. 
  • Ø  Princípio da igualdade.  Independentemente de opções sexuais, credo, raça, cor, religião ou condições financeiras, todos deverão receber tratamentos iguais sempre. Atletas do IMEL que não se adaptarem a este princípio básico de civilidade, não poderão estar frequentando o Projeto. Dentro da meta quantitativa a participação é livre para todos. 
  • Ø  Solidariedade e Respeito. No esporte não se admite discriminação. O mundo todo utiliza das atividades desportivas para se buscar uma sociedade mais solidária e respeitosa. O atleta IMEL deverá sempre ser solidários e respeitosos com seus colegas, treinadores, professores, familiares e árbitros em suas atividades diárias, desportivas ou não. 
  • Ø  Autodescoberta e Autoafirmação. O atleta IMEL deverá assumir responsabilidades e desenvolver autonomia para alcançar o nível de excelência internacional. Para o atleta e familiares tem que ficar claro que o projeto é uma importante ferramenta de auxílio educacional e desportivo onde os valores do esporte serão propalados incansavelmente como filosofia de vida, sem nenhuma promessa de auxílio financeiro ou algo do gênero. Se o atleta pretender buscar algo a mais dentro do esporte, além do seu talento natural, terá que se auto afirmar como um dos principais atletas do ranking nacional através de ações de caráter meritocrático, como comprometimento, dedicação aos treinos, hábitos alimentares saudáveis e etc. Disciplina é a ponte que une os sonhos às realizações. 
  • Ø  Espírito Esportivo. O amor pelo desafio físico e mental é algo que todos os pais deveriam inserir no cotidiano de seus filhos. Entretanto, pela conjuntura atual, principalmente nos grandes centros, está cada vez mais difícil promover o esporte e ter a exata ciência da grandeza que é o Espírito Esportivo. Conhecer e respeitar as regras, os adversários, os árbitros tornam a competição mais justa e o cidadão mais pacifista. 
  • Missão – “Preparar desportiva, ambiental e intelectualmente atletas e voluntários para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016 e 2020, buscando sempre atingir o nível de excelência nos eventos internacionais. Os atletas e voluntários do Projeto Meninos do Lago devem inspirar a nossa sociedade, especialmente a nossa juventude, a adotar a filosofia do olimpismo e aspirar a excelência no esporte e em suas vidas”. 
  • Olimpismo - filosofia de vida que defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática esportiva. Seu objetivo é colocar o esporte a serviço do homem, a partir da criação de um estilo de vida baseado na alegria do esforço físico e no respeito entre os cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo e fortalecendo a compreensão e a união entre os povos. Seus  ideais são: a)- a participação em massa;  b)- a educação por intermédio do esporte; c)- a promoção do espírito coletivo, do intercâmbio cultural e da compreensão internacional; d)- a busca pela excelência. Ao respeitar regras e adversários, e ao fazer da disputa esportiva uma oportunidade para o engrandecimento do espírito, você estará praticando o Olimpismo.
 
Admin | Projeto Meninos do Lago