Aconteceu no período de 16 a 19 de Março de 2023 a primeira etapa da Copa do Brasil de Paracanoagem. O evento foi sediado pelo município de Campo Grande MS no Parque das Nações Indígenas.
A competição reuniu mais de 80 atletas da modalidade de acordo com a CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) e serviu como seletiva para dois eventos internacionais da temporada: A Copa do Mundo e o Campeonato Mundial de Paracanoagem.
O IMEL foi representada pelo atleta Jorge Luís o qual vem adaptando seu treinamento para alto rendimento, tendo melhorado seus resultados a cada competição e estando cada vez mais próximo do pódio.
Jorge competiu na categoria KL1 e VL1. Ambas as categorias contaram com a participação de 7 atletas nacionais. O atleta garantiu a quarta posição nas duas categorias, melhorando muito os seus tempos em relação a provas anteriores, o que pode ser observado principalmente na categoria VL1, onde o atleta ficou apenas 1 segundo atrás do seu adversário.
Para o atleta Jorge Luís “Foi incrível poder participar desta competição, desta vez eu estava sozinho como competidor e pude representar a minha equipe, minha cidade e meu técnico que acabou se machucando e não pode viajar comigo. Melhorei muito meus resultados depois que comecei este novo ciclo de treinamento. O quarto lugar para mim é muito significativo pois eu competi com atletas mais experientes até com resultados internacionais e notei que estou chegando perto. Sou muito grato primeiramente a Deus pela oportunidade, a minha família, colegas de projeto e toda equipe técnica “.
O treinador Wiliam Fernando de Souza Oliveira ficou responsável pelo atleta da IMEL nesta competição, pois o responsável técnico Guto Mazine acabou sofrendo uma lesão e estava aguardando ser submetido por uma cirurgia. Para o treinador: “Eu já havia acompanhado a equipe de paracanoagem no PARAJAPS em Londrina no ano passado e pude observar uma melhora significativa nos tempos do Jorge. Foi por muito pouco, mas serviu como aprendizado. Vamos fazer melhoras nas adaptações e correções técnicas, além de intensificar os treinos. O Jorge ainda é novo e tem muita vontade de vencer. Para mim, pessoalmente foi uma experiência de muito aprendizado aumentando ainda mais a admiração e o respeito que tenho pelo esporte paralímpico brasileiro.
O próximo compromisso da Paracanoagem IMEL será em maio em Curitiba, onde se espera a participação de 5 atletas do projeto.