Notcias

Campeonato Paranaense de Caiaque Cross

14/07/2025

O Instituto Meninos do Lago – IMEL participou nos dias 12 e 13 de julho do Campeonato Paranaense de Caiaque Cross que foi realizado na charmosa Cidade de Morretes, no litoral do Estado, onde estiveram presentes atletas de Foz do Iguaçu, Tomazina e Tibagi que formam os três centros estaduais de canoagem especializada em águas bravas.

 

Muito embora o intuito maior desse evento tenha sido a demonstração desse novo esporte olímpico dentro da programação oficial dos Jogos de Aventura e Natureza promovidos pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Esporte e Paraná Esporte, deixando de privilegiar as corredeiras e dando ênfase ao aculturamento e futura introdução desse esporte no litoral, as competições se desenvolveram com grandes embates dos atletas paranaenses.

 

No dia 12 de julho, sábado, foram realizadas as provas de Tomada de Tempo ou Time Trial, que a partir dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, também começará a valer medalha transformando em mais uma possibilidade real para a Canoagem Slalom brasileira que possui ótimos velocistas em corredeiras. Dia 13, domingo, aconteceram as eliminatórias, semifinais e finais do Caiaque Cross que já é disciplina olímpica desde os Jogos de Paris.

 

O IMEL, na Canoagem Slalom brasileira, será sempre o Clube a ser batido, pois se trata do dodecacampeão nacional, ou seja, faz doze anos que não perde para ninguém no Brasil. O problema é que com o ingresso do Cross passando a fazer parte desta disciplina olímpica, os resultados passaram a ficar cada vez mais difíceis, pois até o presente momento são poucos os treinamentos nesta disciplina, fato que terá que mudar caso haja a pretensão de continuar dominando o cenário nacional.

 

 

A luz amarela acendeu em Morretes quando a ATOCA – Associação Tomazinense de Canoagem acabou o evento com 1.175 pontos, contra 1.025 pontos do IMEL – Instituto Meninos do Lago e 100 pontos do Clube SEMEANDO SONHOS da Cidade de Tibagi, que esteve presente com apenas um atleta em virtude de outros compromissos anteriormente agendados.

 

Para Willian de Souza, treinador, após a construção da rampa no Lago Inferior e aquisição de equipamentos bem como a doação de alguns barcos efetuados pela Confederação Brasileira de Canoagem chegou o momento de investir pesado também nesta modalidade:

 

 “Chegamos em Morretes determinados a vencer mais um evento, porém, para nossa surpresa, a ATOCA conseguiu fazer mais pontos em virtude do maior número de medalhas de prata. Essa modalidade tínhamos uma certa dificuldade de treinar por não possuirmos barcos apropriados e nem a rampa necessária para o treinamento da largada. Agora, entretanto, a CBCa nos presenteou com 4 novos caiaques e uma pequena rampa foi construída no Lago Inferior não havendo mais desculpas para deixar de treinar. Aqui conseguimos empatar com a ATOCA em número de medalhas de ouro, ficando 6 (seis) para cada Clube, porém perdemos nas pratas onde eles ficaram com 9 (nove) contra apenas 3 (três) nossas, isso demonstra a importância de viajarmos sempre com dois ou três atletas em cada categoria”.

 

Angel Cardozo Sanchez, auxiliar técnico, preferiu enaltecer o grande trabalho que vem sendo realizado em Tomazina, além de agradecer a grande recepção encontrada em Morretes:

 

“Primeiramente gostaria de dar meus parabéns para o Pantera, treinador da ATOCA e todos os atletas de lá que estão mostrando há muito tempo que o trabalho naquela pequena Cidade está dando muito certo e que a nossa metodologia realmente é vencedora, porque eles também passaram a utilizá-la. Não posso deixar de agradecer a Secretaria Municipal de Esporte de Morretes pelo apoio e receptividade aqui nesta bonita Cidade, eles foram incríveis, assim como o Governo do Estado do Paraná sempre apoiando a canoagem paranaense com estruturas dignas de grandes eventos”.

 

 

DESTAQUES ATLETAS IMEL NA COMPETIÇÃO:

 

  • Emanuelly Maiara Birkheuer – duas medalhas de ouro
  • Luan Gabriel Colveiro - duas medalhas de ouro

 

 RESULTADOS-CAIAQUECROSS-MORRETES

Admin | Projeto Meninos do Lago