Dia 08/08/2025 o Instituto Meninos do Lago promoveu no Centro Comunitário da Vila C reunião com os pais dos atletas que praticam a canoagem no Canal Itaipu com o objetivo de apresentar a nova equipe de trabalho e tirar dúvidas sobre as atividades realizadas em área de segurança nacional onde o acesso dos familiares não é permitido.
Além disso faz parte da contrapartida institucional junto à patrocinadora Itaipu Binacional duas reuniões por ano com os responsáveis pelos alunos menores de idade, para apresentação geral de assuntos a respeito do Projeto Meninos do Lago e abordar temas sobre proteção do menor, combate à exploração infantil, prevenção ao uso de drogas, afetividade, responsabilidade, entre outros a serem definidos pela equipe psicossocial do convênio.
Estiveram presentes os professores Willian, Angel, Laura, Magda, Camila e Paulo além de 26 pais de atletas e da coordenadora Magda Couras que considerou a reunião exitosa e realmente necessária:
“Os atletas que fazem canoagem no Canal Itaipu não possuem autorização para levar os familiares a fim de assistirem seus treinos, de forma que muitos ficam ansiosos em saber da segurança das atividades que os filhos praticam. Embora muitos acompanham por vídeos produzidos pelos próprios atletas, é necessário repassar aos pais que o esporte da canoagem, quando seguido as regras olímpicas de competição, é o mais seguro de todos. Além disso, temos o compromisso com a Itaipu Binacional de fazermos duas reuniões por ano com os responsáveis dos atletas menores de idade para apresentação geral de assuntos à respeito do Projeto Meninos do Lago”.
Indagado sobre a segurança das atividades da canoagem, o educador físico e treinador Willian de Souza Oliveira, foi enfático ao afirmar que:
“Um estudo divulgado por um site especializado do Reino Unido revelou quais são os esportes olímpicos mais e menos propensos a lesões. A análise, baseada em dados das últimas quatro edições dos Jogos Olímpicos (2008 a 2021), apontou o BMX como a modalidade mais perigosa, com taxa média de lesões de 34,38%, e a Canoagem Slalom como a mais segura, com apenas 1,2% de incidência de lesões entre atletas. Esta pesquisa pode ser encontrada no site britânico emcuk.co.uk. Em nosso site existe a relação de acidentes e incidentes ocorridos desde o início das atividades, no ano de 2010. Aliás, é o único projeto esportivo no Brasil com essa transparência que eu conheço, basta os pais verificarem na página oficial se os acidentes ou incidentes ali relatados os quais, na imensa maioria, diz respeito a atividades fora da água, como brincadeiras com bolas, por exemplo, se o esporte praticado na Itaipu é ou não seguro”.