Dia 15 de agosto de 2025 a tão esperada circular da Confederação Brasileira de Canoagem visando a criação da Equipe Permanente de Canoagem Slalom Júnior foi publicada para alegria de seis jovens atletas do Instituto Meninos do Lago.
Em parceria com o Ministério do Esporte, através do Programa Revelar Talentos, Foz do Iguaçu ganhou um núcleo para abrigar 8 jovens atletas com idade entre 15 a 17 anos com potencial para o alto rendimento. A Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa oferecerá treinamento sistematizado, bolsa auxílio, hospedagem e alimentação, além do acesso a uma infraestrutura de referência nacional que é o Canal Itaipu. Sob a supervisão de Ricardo Martins Taques, ex-atleta hoje formado em Educação Física e treinador nacional, com a participação de seu auxiliar Luiz Antonio Machado o treinamento desses jovens canoístas passa a ser direcionada para a excelência esportiva.
Os atletas e comissão técnica convocados foram:
Atletas
Davi Santhiago dos Santos Ribeiro – TOMAZINA - PR
Max Cunha Rodrigues – SÃO MIGUEL ARCANJO - SP
Anederson Silva da Cruz – FOZ DO IGUAÇU - PR
Emilly Shara dos Santos – FOZ DO IGUAÇU - PR
Gabriel Balem Frois – FOZ DO IGUAÇU - PR
Gerson Terres de Oliveira Júnior – FOZ DO IGUAÇU -PR
Milena Sofia – FOZ DO IGUAÇU -PR
Nilson dos Santos Rodrigues – FOZ DO IGUAÇU -PR
Comissão Técnica:
Ricardo Martins Taques – TREINADOR- TIBAGI - PR
Luiz Antonio Machado - AUXILIAR TÉCNICO – TIBAGI - PR
Para o talentoso e grande promessa da canoagem brasileira Gerson Terres que iniciou no Projeto Meninos do Lago no ano de 2019, quando então tinha apenas 9 anos de idade, hoje já se considera experiente e pronto para representar o Brasil em novos eventos internacionais:
“Hoje estou com 15 anos e já faço canoagem desde os 9 anos graças ao Projeto Meninos do Lago, patrocinado pela Itaipu Binacional. Já venci várias provas nacionais nas minhas categorias tanto no K1 (caiaque) como na C1 (canoa) e também ganhei medalhas em alguns eventos internacionais representando o Brasil, dentro e fora do País. Agora com o treinamento voltado para o alto rendimento, tenho certeza que minhas chances de brigar por pódio nos principais eventos esportivos da Canoagem aumentam muito e sei que vou conseguir”.