Entre os dias 27 a 31 de agosto aconteceu na cidade mineira de Lagoa Santa, próxima a Belo Horizonte, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem que reuniu 40 clubes de 10 estados.
Com número recorde de 518 atletas participantes, a Canoagem Velocidade e Paracanoagem demonstram não só uma enorme evolução quantitativa como também comprovam de forma incontestável algo que parece óbvio, mas que muitos não conseguem enxergar: “quanto mais atletas trabalhando sério, muito mais fácil se torna de se encontrar qualidade”.
A canoa brasileira e a paracanoagem são exemplos claros dessa assertiva e hoje são referências internacionais. Neste evento participaram dois atletas da Paracanoagem do Instituto Meninos do Lago – IMEL:
Valeriano Silverio da Silva Neto – VL2 200 Metros – Tempo 1:19.54 – 5º Lugar
Jorge Luiz de Souza – VL1 200 Metros - Tempo 1:27.63 – 8º Lugar
Para Jorge Luiz de Souza, os resultados demonstram a necessidade de se intensificar os treinamentos em Foz do Iguaçu e a necessidade de melhorar as condições físicas:
“Não estou feliz com os resultados alcançados. Esse ano sofri muito com lesões que me impediram de treinar. Tenho ciência de que preciso treinar mais vezes por semana e torcer para que não haja mais paralisações no meu treino devido a problemas de saúde. Gostaria de agradecer as pessoas que acreditam em nosso trabalho auxiliando de uma forma ou outra para estarmos aqui e a Itaipu Binacional por nos autorizar a remar naquele paraíso em Foz do Iguaçu”.
Valeriano, por sua vez, disse ser a primeira competição dele em campeonato brasileiro e acho uma ótima experiência:
"Foi a minha primeira participação em campeonato brasileiro. Fiquei impressionado com a estrutura montada e a quantidade de atletas existentes em todas as categorias. Realmente a canoagem brasileira está de parabéns, assim como a canoagem paranaense que fez bonito principalmente na paracanoagem com os clubes de Curitiba e Londrina. Quero treinar mais e participar em outras oportunidades com maiores chances de medalhas".