O Parque Náutico do Iguaçu, construído no ano de 1978 em Curitiba, no Bairro do Boqueirão, é formado pelas águas do Rio Iguaçu e abrange área aproximada de 2.300.000m2. O objetivo da formação do lago foi de estruturar espaço propício para a prática de esportes de navegação não poluentes (remo, vela e canoagem).
No início as atividades de remo predominavam, até que no ano de 1999 a Confederação Brasileira de Canoagem resolveu transferir sua sede da Cidade de Estrela (RS) para Curitiba (PR) e, com isso, implantar no local uma raia oficial com padrão internacional, visando receber a 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade que acabou acontecendo em 14/04/2000.

Para esse evento, com o auxílio do Ministério do Esporte e do Município de Curitiba, foi construída a excepcional torre de chegada e adquiridas duas linhas oficiais de partidores importadas da Hungria. A partir de então a canoagem brasileira ganhou uma das pistas mais espetaculares de todo o continente americano abrigando vários eventos internacionais e nacionais, inclusive o Campeonato Mundial Júnior de 2001, que atraiu o maior público presente da história da canoagem brasileira, com aproximadamente 20 mil expectadores.

Anualmente são realizados eventos da canoagem, paracanoagem, remo e outras atividades esportivas no Parque Náutico do Iguaçu e agora o Dragon Boat, através do movimento das “remadoras rosas”, está se deliciando com o uso dessa importante ferramenta olímpica paranaense e brasileira.
Neste mês de novembro, entre os dias 7 a 9, a Equipe Meninas do Lago IMEL participou do 1º Festival Sul-Brasileiro de Dragon Boat, realizado em Curitiba/PR. O evento reuniu também as equipes Rosa dos Ventos, de Londrina, e Canohá, de Curitiba, totalizando cerca de 100 atletas e inúmeros voluntários engajados.
Com o propósito de divulgar e fortalecer a modalidade Dragon Boat entre mulheres sobreviventes do câncer de mama, as equipes competiram em emocionantes regatas de 250 metros.
Ao final, na somatória dos tempos, o resultado foi:
🥇 1º lugar – Meninas do Lago IMEL (Foz do Iguaçu)
🥈 2º lugar – Rosa dos Ventos (Londrina)
🥉 3º lugar – Canohá (Curitiba)
O Festival foi uma verdadeira celebração da vida através do esporte, marcada por momentos de confraternização, superação e união entre equipes que compartilham o mesmo propósito: mostrar que há vida plena e saudável após um diagnóstico de câncer.
