Notcias

Caiaque Polo em Foz do Iguaçu

30/11/2025

Com o apoio da Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Confederação Brasileira de Canoagem e Instituto Meninos do Lago, aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de novembro a Copa Brasil de Caiaque Polo Sub15 com a participação de 200 crianças e adolescentes. Segundo a Confederação Brasileira de Canoagem foi a maior edição dos últimos anos tendo acontecido algo semelhante apenas no ano 2000.

 

As provas foram divididas por categorias Sub-10, Sub-12 e Sub-15. Ao final foram formadas 39 equipes de Foz do Iguaçu e Brotas (SP) as quais disputaram grandes jogos na piscina do Centro de Convivência Francisco Bubas, que fica localizado no Jardim das Flores, na Cidade de Foz do Iguaçu.

 

Da estrutura para Caiaque Polo

 

Foz do Iguaçu conta hoje com a empresa que mais contribui para a canoagem no Brasil que é a Itaipu Binacional. Sem valorar a água disponível no Canal Itaipu para treinamento diário, essa Estatal investe um bom dinheiro anualmente neste esporte. É possível que depois do Banco do Brasil com o voleibol (1991), o patrocínio desta Empresa seja o mais duradouro dentro do cenário esportivo nacional, tendo iniciado o investimento na canoagem no ano de 2006.

 

Além disso, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu possui seis Centros de Convivência dentro da rede educacional municipal com duas piscinas disponíveis em cada um desses estabelecimentos que são denominados Centro Escola Bairro:

 

·       CEB Arnaldo Isidoro de Lima - Vila C

·       CEB Clóvis Cunha Viana - Lagoa Dourada

·       CEB Leonel de Moura Brizola - Três Lagoas

·       CEB Darci Pedro Zanatta - Morumbi

·       CEB Érico Veríssimo - Jardim São Paulo

·       CEB Francisco Bubas - Porto Meira

 

Não bastassem essas estruturas municipais "fora da curva" para a nossa realidade tupiniquim, tem ainda um projeto sensacional em Foz do Iguaçu que atende algumas centenas de crianças carentes que se chama Chute para o Futuro, onde também existe uma piscina cedida para o ensinamento da canoagem.

 

Portanto o grande mérito do Instituto Meninos do Lago – IMEL foi ter conseguido, com o apoio da Itaipu Binacional inserir e estruturar na rede pública de ensino uma parceria com o Município de Foz do Iguaçu para aproveitamento dessas piscinas como mais uma oficina oferecida às crianças de 7 a 11 anos no turno e contraturno escolar.

 

Com isso, no último trimestre, mais de 1.500 crianças [1]tiveram a oportunidade de praticar um esporte que está muito longe do alcance financeiro familiar transformando o Projeto Meninos do Lago como um dos maiores projetos sociais do mundo reconhecido pela própria Federação Internacional de Canoagem [2].

 

Times participantes e Pódio

 

Os times foram separados em grupos por cores e idade para facilitar a organização:

 

Ø  CATEGORIA SUB 10

 

AZUL

·       (1) Pacu (Canal Itaipu)

·       (2) Lebri (CEB Leonel de Moura Brizola, Bairro Três Lagoas)

·       (3) Morumbi Sub9 (CEB Darci Pedro Zanatta, Bairro Morumbi)

·       (4) Bubas B (CEB Francisco Bubas - Porto Meira)

 

VERDE

·       (5) Bubas A (CEB Francisco Bubas - Porto Meira)

·       (6) Morumbi B (CEB Darci Pedro Zanatta, Bairro Morumbi)

·       (7) Cer B (CEB Érico Veríssimo, Jardim São Paulo)

·       (8) Vila C C (CEB Arnaldo Isidoro de Lima - Vila C)

 

VERMELHO

·       (9) Lagoa A (CEB Clóvis Cunha Viana - Lagoa Dourada)

·       (10) Morumbi Sub 9 (CEB Darci Pedro Zanatta, Bairro Morumbi)

·       (11) Vila C B (EB Arnaldo Isidoro de Lima - Vila C)

·       (12) Bubas B (CEB Francisco Bubas - Porto Meira)

 

BRANCO

·       (13) Cer A (CEB Érico Veríssimo, Jardim São Paulo)

·       (14) Lagoa B (CEB Clóvis Cunha Viana - Lagoa Dourada)

·       (15) Dourado (Canal Itaipu)

·       (16) Morumbi B (CEB Darci Pedro Zanatta, Bairro Morumbi)

 

 AMARELO

·       (17) Morumbi A (CEB Darci Pedro Zanatta, Bairro Morumbi)

·       (18) Bubas C (CEB Francisco Bubas - Porto Meira)

·       (19) Lebri D (CEB Leonel de Moura Brizola, Bairro Três Lagoas)

·       (20) Morumbi Sub 9 B (CEB Darci Pedro Zanatta, Bairro Morumbi)

 

PRETO

·       (21) Vila C (CEB Arnaldo Isidoro de Lima - Vila C)

·       (22) Morumbi A (CEB Darci Pedro Zanatta, Bairro Morumbi)

·       (23) Bubas A (CEB Francisco Bubas - Porto Meira)

 

PÓDIO

 

OURO: DOURADO (Canal Itaipu)- IMEL

PRATA: BUBAS (CEB Francisco Bubas - Porto Meira)-IMEL

BRONZE: LEBRI (CEB Leonel de Moura Brizola, Bairro Três Lagoas)

 

 

Ø  CATEGORIA SUB 12

 

LARANJA

·       (24) CCB (Clube de Canoagem de Brotas)

·       (25) Dourado (Canal Itaipu)

·       (26) Piapara 2 (Canal Itaipu)

·       (27) Lagoa A (CEB Clóvis Cunha Viana - Lagoa Dourada)

·       (28) CER B (CEB Érico Veríssimo, Jardim São Paulo)

·       (29) Lebri B (CEB Leonel de Moura Brizola, Bairro Três Lagoas)

 

ROSA

·       (30) Lambari (Canal Itaipu)

·       (31) Piapara 1 (Canal Itaipu)

·       (32) Chute S12 (Chute para o Futuro)

·       (33) CER A (CEB Érico Veríssimo, Jardim São Paulo)

·       (34) Lebri A (CEB Leonel de Moura Brizola, Bairro Três Lagoas)

 

 PÓDIO

 

OURO: CCB (Clube de Canoagem de Brotas)

PRATA: DOURADO (Canal Itaipu)- IMEL

BRONZE: LAMBARI (Canal Itaipu)- IMEL

 

 

Ø  CATEGORIA SUB 15

 

         ROXO

·       (35) CCB (Clube de Canoagem de Brotas)

·       (36) Carpa Cabeça Grande (Canal Itaipu)

·       (37) Pintado (Canal Itaipu)

·       (38) Tambaqui (Canal Itaipu)

·       (39) Lagoa A (CEB Clóvis Cunha Viana - Lagoa Dourada)

 

PÓDIO

OURO: CCB (Clube de Canoagem de Brotas)

PRATA: CARPA CABEÇA (Canal Itaipu)- IMEL

BRONZE: PINTADO (Canal Itaipu)- IMEL

 

 

Crescimento técnico no Caiaque Polo

 

O Instituto Meninos do Lago – IMEL é imbatível no ranking nacional da Canoagem Slalom até o presente momento, desde que a CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) iniciou seu ranking por associações no ano de 2009[3], o Clube iguaçuense perdeu apenas uma vez na primeira divisão e uma vez na segunda divisão.

 

Sem entrar no mérito dos vários porquês que motivam esses resultados, o mais importante é discutir se isso faz bem ao esporte brasileiro ou não. Incontestavelmente todos terão que concordar que a logomarca da Itaipu Binacional é fundamental para a Canoagem Slalom. Primeiro pela questão quantitativa, pois se tirar os atletas IMEL das competições, a quantidade de participante cairá para índices encontrados em 2009[4], ou seja, ou se cria novos projetos com a capacidade de suprir quantitativamente o número de atletas do IMEL ou o esporte nacional não pode nem pensar em perder essa parceria com a Itaipu Binacional. O segundo motivo e não menos importante, é a qualidade técnica do Canal Itaipu. Trata-se de uma ferramenta esportiva que simplesmente criou os melhores atletas da história do Brasil. Mesmo que haja algum desdém atual por partes de atletas e treinadores importantes empolgados com Deodoro, estrategicamente falando é um tiro no pé vilipendiar da importância desse Canal que já foi sede de uma série de eventos que mudaram a realidade nacional. Por último, nenhum país do mundo tem o universo de 1500 crianças para se poder trabalhar de forma lúdica, porém voltada ao conhecimento e vivência do esporte. 

 

Esse potencial todo pode transformar também a realidade do Caiaque Polo do Brasil, assim como aconteceu em 2006 com a Canoagem Slalom. As tarefas mais difíceis já foram realizadas que eram (a) a autorização de uso das piscinas públicas, (b) a participação dos alunos dos Centros Escola Bairro da rede púbica municipal de Foz do Iguaçu, (c) compra de equipamentos para todos os centros e, por último, (d) contratação de professores para a ensinança específica do esporte da canoagem.

 

Claro que ainda restam detalhes para um melhor aproveitamento técnico esportivo dessa gigantesca infraestrutura que, sozinha, é capaz de suprir quantitativamente a realidade do número de atletas do Caiaque Polo de todo o continente americano e se transformar em um grande centro internacional. Para que isso aconteça a participação efetiva da Confederação Brasileira de Canoagem, Ministério do Esporte e até mesmo do Comitê Olímpico Nacional entendendo tratar-se da base da canoagem brasileira (olímpica e não olímpica) é de fundamental importância junto às autoridades municipais para expor a importância desse projeto e apoiar tecnicamente o desenvolvimento de todos os envolvidos. O que o IMEL fez até agora é digno de muito aplauso e reverência perpétua à Itaipu Binacional e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu,  mas o Clube reconhece que os resultados técnicos alcançados ainda são poucos pelo potencial existente.  

 

 

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago