Not�cias

Curso de Resgate

26/01/2026

Dias 23 e 26 de janeiro os professores do Projeto Meninos do Lago participaram de atividades de primeiros socorros e resgate em águas profundas ministrado pelo Corpo de Bombeiros da Itaipu Binacional. Essas ações acontecem anualmente e são extremamente importantes para o dia a dia de um projeto social esportivo que envolve mais de 1.000 pessoas na Cidade de Foz do Iguaçu e que a patrocinadora zela com muito carinho para que os professores que atuam na linha de frente estejam sempre atualizados nos procedimentos preventivos e na atuação correta no caso de algum incidente.

 

Ao todo 7 professores e 11 atletas participaram do evento comandado com muita competência pela equipe de bombeiros da Itaipu Binacional formada por Tristão, Marquito, Fernando, Vinicius e Fraga.

 

Na sexta as atividades aconteceram na sede da Corporação dentro da Itaipu Binacional e o foco foi nos procedimentos de primeiros socorros em casos de acidentes automobilístico, afogamento e contato com animais peçonhentos que podem acontecer com qualquer atividade esportiva, principalmente as realizadas de forma integrada ao meio-ambiente como é o caso da canoagem.

Para Angel Sanches, treinador de canoagem, o fato do projeto poder contar com o apoio de um batalhão do corpo de bombeiros a menos de 5 minutos do local de trabalho é uma benção que ajuda a diferenciar o Projeto Meninos do Lago:

 

“É muito confortante saber que podemos contar a qualquer momento com um batalhão de profissionais altamente especializado que forma o Corpo de Bombeiros da Itaipu Binacional. Não deve existir no mundo condições de auxílio tão próximo para as atividades de canoagem como as nossas. Em caso de algum acidente nas atividades diárias o tempo médio para que esses profissionais estejam conosco é de aproximadamente 5 minutos, ou seja, basta estarmos sempre munidos de aparelhos celulares para conseguirmos executar a comunicação do infortúnio de forma imediata que em poucos minutos aparecerão profissionais altamente capacitados e equipados com equipamentos de última geração para conduzir de forma competente eventual resgate da vítima”.

 

Na segunda feira, dia 26, as atividades de resgate em águas profundas foram realizadas no majestoso Rio Paraná. O trecho escolhido a jusante da Barragem é de muita profundidade e grande vazão sendo que a ideia principal foi a de demonstrar como se deve proceder em rios dessa envergadura. Todos os professores e atletas foram envolvidos em atividades práticas as quais se mostraram bastante úteis, visto que atletas e professores estão acostumados com rios de pouca vazão, como é o caso do próprio Canal Itaipu, onde praticam as atividades diárias.

 “No início um pouco preocupante entrarmos no Paranazão com o objetivo de atravessá-lo de uma margem a outra, porém, aos poucos, diante dos equipamentos e dos bombeiros da Itaipu Binacional, a confiança foi aumentando e ao final todos se saíram muito bem”, relatou o Professor Willian Oliveira.

 

Admin | Projeto Meninos do Lago